24 | nov | 2020
Nosso cérebro vai do passado ao futuro num piscar de olhos. Será que somos os únicos navegantes do tempo?
Os entrevistados deste episódio foram Patrícia Izar, Lucas de Oliveira Alvares e Rosa Lia Barbieri.
O livro ‘Your Brain Is a Time Machine: The Neuroscience and Physics of Time’ escrito pelo neurocientista Dean Buonomono explora como o tempo funciona no cérebro. Este artigo no The Atlantic fala sobre a similaridades e conexões entre as habilidades de lembrar do passado e projetar o futuro. E aqui tem mais informações sobre o potencial dos scrub jays, pássaros da família dos corvos, de fazer projeções para o futuro.
A Patrícia Izar (USP) já publicou muitos estudos sobre o uso de ferramentas por macacos pregos, como este e este. O Lucas de Oliveira Alvares estuda a formação, consolidação e reconsolidação de memórias.
A Rosa Lia é a pesquisadora da Embrapa que atualmente representa o Brasil no Banco Global de Sementes de Svalbard, na Noruega.
Vídeo de um macaco prego quebrando cocos (retirado deste artigo):
Entrada para o Banco Global de Sementes de Svalbard.
Foto: Einar Jørgen Haraldseid CC BY-SA 2.0
O episódio tem produção da Sarah Azoubel e da Ana Pinho. O roteiro foi escrito por Bia Guimarães, com ajuda de Sarah Azoubel e Ana Pinho. A edição de som é de Bia Guimarães. A trilha sonora é do Gabriel Falcão e a ilustração é da Larissa Ribeiro.
Agradecemos Åsmund Asdal, coordenador do Banco de Sementes de Svalbard, o neurocientista Martín Camarota e o neurologista Lécio Figueira. Os três foram consultados durante a produção do episódio. E obrigada também à Luíza Gonzalez, aluna da Patrícia Izar que nos enviou os sons dos macacos.